LGPD

A AdvanBiz aborda a questão da LGPD (Lei Geral de Proteção e Dados) com uma visão pragmática, seguindo um roadmap que visa a trabalhar os diferentes aspectos corporativos no processo da busca pela conformidade de seus clientes.

Triângulo LGPD

Neste contexto o ser humano é o agente transformador. É aquele que participa, que age, que provoca melhorias, que assegura o cumprimento e, posteriormente, a manutenção das ações.

A atuação nos clientes se inicia com uma detalhada apresentação e discussão da LGPD, seus diversos aspectos e suas consequências no caso de não conformidades.

Por meio de workshops são quebradas as barreiras e unidos pensamentos e ações, conscientizando, engajando e buscando a participação de todos os stakeholders de forma espontânea e colaborativa nas posteriores etapas. É importante salientar que este trabalho não se encerra com o atingimento da conformidade, sendo imprescindível a repetição dos treinamentos de maneira regular, mantendo o processo ativo e garantindo sua continuidade. Uma cultura corporativa de zelo por dados pessoais sensíveis (como nomes, endereços, identificações / documentos, gênero, credos, etc.) e a obrigação de mantê-los em sigilo deve ser amplamente difundida e regularmente reforçada.

No campo técnico, o emprego e domínio de ferramentas e tecnologias adequadas ao gerenciamento do ciclo de vida dos dados é de fundamental importância. Em razão do volume de dados bem como da necessidade de vigilância contínua e permanente, a realização manual destes processos se mostra inviável, visto que demandaria o empenho de uma equipe composta por profissionais de distintos perfis por longos períodos, correndo-se ainda o risco de falhas humanas e consequente aumento do risco de exposições a não conformidades.

Ainda na seara técnica, a proteção contra os ataques cibernéticos necessita regularmente ser revista e inspecionada e, caso inexistente, implementada e mantida. Todos os níveis de acesso, sejam estes lógicos ou físicos, devem ser continuamente testados e monitorados por profissionais especializados e certificados, utilizando ferramentas atuais e de eficácia comprovada. Serviços de testes de vulnerabilidades e serviços gerenciados de SOC (Security Operation Center) são igualmente imprescindíveis.

Questões legais demandam uma equipe jurídica capacitada e preparada para auxiliar as empresas a rever e adequar seus processos e procedimentos, seja junto aos clientes internos (a diversas áreas da empresa), seja junto aos clientes externos (incluídos ai os fornecedores), visando garantir o cumprimento das exigências legais e a plena conformidade com estas.

A AdvanBiz mantém em seu quadro profissionais com formação jurídica e tecnológica altamente capacitados, capazes de entregar serviços e soluções de alta qualidade, visando a adequação dos seus clientes à Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020.